O que é? Como funciona? Qual a utilidade de um sensor de temperatura do motor? E o que acontece caso não funcione corretamente?

 

Sensor de temperatura “da água”

Muitos reparadores costuram chamar o CTS (siga em inglês, para Sensor de temperatura do fluido refrigerante) de Sensor de Temperatura da Água. Porém, independente da nomenclatura, a função é sempre a mesma: Medir a temperatura do motor para auxiliar a Central (ou UCE) quanto à medição da quantidade ideal de combustível a ser injetada na câmara de combustão.

Mas você deve estar se perguntando: O que diabos um sensor de temperatura pode fazer para ajudar na medição da quantidade de combustível?

Pois bem, o erro mais comum de muitas pessoas, inclusive de boa parte dos reparadores, é acreditar que o CTS não possui importância nenhuma. Em alguns casos, quando o eletroventilador responsável por auxiliar no processo de refrigeração do motor não aciona, o procedimento mais praticado é o desligamento do conector deste sensor. Mas ATENÇÃO, isso é errado, muito errado, e pode prejudicar o motor, catalisador, meio ambiente e, principalmente, o seu bolso.




A função, como é de se esperar, de um sensor de temperatura como este é informar à UCE a temperatura na qual o motor se encontra. Isso porque, quando o motor está frio (em temperaturas normalmente abaixo dos 80º C, ou mais, no caso dos veículos mais novos, que chegam aos 100º C), a Central, hipoteticamente falando, ordena que os bicos injetores adicionem mais combustível à câmara de combustão, para acelerar o processo de aquecimento do motor. Por isso, acabando com o mito, o recomendado é que se coloque o veículo em movimento (uma vez que o motor será acelerado) o mais rápido possível após a partida. Antes, os desinformados indicavam que o ideal era aguardar o motor aquecer sem acelerar.

1 2

Quem publicou:

Co-fundador e Admimistrador

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o Geekman do Monomania, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas

Ofertas da Semana



Comentários